Conversion Linker – Como melhorar a apuração do resultado

conversion linker

Muita gente está perdendo oportunidade porque não consegue mensurar corretamente a efetividade de campanhas do Google Ads.

E nem estamos falando de impactos não mensuráveis provindos das campanhas. Afinal de contas, por esses estarem em uma esfera qualitativa menor, fica realmente mais complicado de serem identificados.

Mas qual é sua desculpa quanto a vendas efetivas? Por exemplo, você sabia que pode não estar vendo suas vendas porque a Apple pode estar bloqueando tais informações?

Intelligent Tracking Prevention dos dispositivos da Apple

Tudo começou em 2017. Foi lançado pela Apple um recurso chamado de Intelligent Tracking Prevention para o iOS.

Tal recurso acabou, como consequência, tornando Google Ads e Analytics significativamente menos eficazes.

Na verdade, é comum que um consumidor tenha que ser impactado várias vezes pela mesma campanha antes de chegar à conclusão que deveria comprar o produto ou o serviço.

Isso é acarretado porque, na verdade, os consumidores tendem a ter um comportamento cada vez menos linear. Sendo assim, faz-se necessário atingi-los de diversas maneiras antes da conversão ser efetivada.

Aí que mora boa parte do problema.

Utilizamos como exemplo uma pessoa que está indo ao seu trabalho e em seu ônibus é impactado por um anúncio de televisão em seu iPhone. Ela faz uma busca rápida no Google sobre o modelo e especificações da televisão, porém, ainda não realiza a compra. No dia seguinte, ao voltar do trabalho, liga seu computador e vê o mesmo anúncio de televisão então resolve clicar e realiza a compra.

Neste caso, o pontapé inicial veio da visualização no iPhone, mas o Google Ads dificilmente conseguirá compreender que essa conversão teve participação do celular. O mesmo vale para o Google Analytics. Isso acontece pois com o advento do Intelligent Tracking Prevention, o Safari, navegador do iOS, não permite o uso de cookie de terceiros por mais de 24 horas.

Aquela janela de tempo padrão que temos de 30 dias do Google Ads se torna uma janela de apenas 24 horas no iOS.

Então o Google dirá para você que aquela receita que teve origem a partir de um computador, não teve nada a ver com o dia anterior quando a pessoa olhava o celular e descobra sua loja virtual, por exemplo.

A princípio, Google Ads registrava o seu cookie com um domínio do Google era considerado um “domínio de terceiros” porque era registrado em um domínio do Google (googleadservices.com).

Tendo isso em vista e considerando que se tratava de um problema que claramente precisava de uma rápida solução, em setembro de 2017 o Google lançou a tag do Vinculador de Conversões (Conversion Linker), Versão 1.0 no Google Tag Manager (Em 22 de Agosto de 2018, o foi lançado o Intellignet Tracking Prevention 2.0, com isso, algumas ou todas as tags de conversão que você usa nos seus sites não poderão contabilizar conversões nesse navegador).

Esta tag visa mitigar os efeitos do Intelligent Tracking Prevention, mas como ela faz isso? Bem, a nova tag registra os cookies com o domínio do anunciante, ou seja, esse cookie deixará de ser um “cookie de terceiros” o que a faz não ter um prazo de validade/funcionamento.

Deste jeito, o problema é virtualmente resolvido.

Implementação do Conversion Linker

Basta você fazer o que é dito abaixo:

  1. No Gerenciador de tags do Google (Tagmanager), vá para Tags e crie uma nova.nova tag
  2. Escolha o Conversion Linker como um tipo de tag.
    conversion linker
  3. Configure o acionador para ativar em todas as páginas.all pages
  4. Dê um nome de identificação para sua tag.nome tag
  5. Salve e envie a publicação.

Pronto! Simples e problema resolvido.

Concluindo

É importante se informar sobre cada detalhe do funcionamento do Google, do WordPress e de outros sites no SEO. Principalmente quando nosso dinheiro está envolvido.

Informação no Marketing Digital é a sua maior ferramenta e ser alimentado com informação falsa pode te lançar rapidamente na direção errada.

Por isso pesquise, cheque e revise tudo que você está fazendo e todo o seu site.

Muitos dos problemas causados nesse ramo são por erros que as pessoas nem sequer sabem que estão cometendo.