Marketing Digital: Guia Definitivo de Como Fazer!

Marketing Digital

Marketing Digital

Quando o uso da internet se popularizou, possivelmente, não se imaginava quanto ela iria evoluir nos próximos anos. Hoje em dia, essa evolução é vista a todo o instante, como forma de se comunicar com amigos e familiares, buscar informação e se entreter.

Mas não é só quem usa a internet para fins pessoais que se beneficia. As empresas também encontram nessa ferramenta uma grande aliada, pois os seus canais de comunicação conseguem estreitar a relação com o público. Para comprovar isso, aí está o marketing digital.

As suas possibilidades, atualmente, são inúmeras. Elas permitem não só que as empresas interajam mais de perto com os consumidores como também que essa comunicação seja única.

Afinal, quem diria que um app de celular permitiria marcar uma consulta ou vender um produto, em poucos minutos? Porém, quais são as melhores estratégias para o seu negócio, já que no mundo virtual os canais de comunicação são diversos?

Se você deseja saber mais sobre Marketing Digital continue lendo este artigo e confira as informações e dicas presentes nos tópicos a seguir:

  • Marketing Digital: O que é?
  • Tipos de Marketing Digital
  • Vantagens do Marketing Digital
  • Estratégias de Marketing Digital
  • Métricas de Marketing Digital

Marketing Digital: O que é?

Marketing Digital O que é

O marketing digital é todo o marketing realizado por meio da internet, não se resumindo apenas à divulgação de produtos e serviços. Também engloba a estratégia de vendas, preço e a definição de como atender as necessidades do público alvo.

Mesmo se diferenciando do marketing tradicional, feito fora da internet, em diferentes aspectos, o básico do marketing digital é o mesmo. Para entender melhor é possível citar o mix de marketing.

Ele engloba o conceito dos 4 Ps do marketing, que são as estratégias para aproximar a empresa do seu público. Mesmo no mundo digital, continuam muito importantes. São os seguintes:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Produto

É o que a sua empresa vende, quais são as suas vantagens para o consumidor, como atende as suas necessidades, quais são as suas características.

Preço

É o valor do produto para o cliente, sendo que precisa ser atrativo, pode ter descontos e ofertas, além de garantir a lucratividade necessária para o seu negócio.

Praça

É onde o seu produto é oferecido, como ele pode ser segmentado para o seu público, como funciona a sua logística e armazenamento.

Promoção

São os canais de divulgação do seu produto, como ele é apresentado ao consumidor, quais são as estratégicas para o seu público conhecer a sua marca.

Todos esses conceitos do marketing são importantes e úteis para a sua estratégia quando é transferida para o marketing digital. Afinal, é preciso ter um produto condizente com o que o seu público busca, ser ofertado nos canais adequados e por um preço coerente.

E para que tudo isso seja possível, é necessário saber a melhor maneira de promovê-lo. Além disso, com o uso cada vez mais frequentes das ferramentas online, mais um P surgiu, de Pessoas.

Isso porque com a maior interação do consumidor com a marca, quando se usam os meios virtuais, as pessoas começaram a influenciar esse processo. Hoje, são 8 Ps, sendo que os demais são os seguintes:

  • Processos: como o produto é fabricado;
  • Posicionamento: como o cliente percebe a marca;
  • Performance: quais os seus diferenciais.

Tipos de Marketing Digital

Tipos de marketing

As principais estratégias de marketing digital são:

  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • SEO
  • Links Patrocinados

Embora possam parecer a mesma coisa em um primeiro momento, é possível diferenciá-las de acordo com a maneira como são colocadas em prática. De qualquer forma, para uma estratégia eficiente, essas formas de fazer marketing digital se complementam com sucesso.

Inbound Marketing

Esse tipo de marketing digital também é chamado de marketing de atração, sendo que essa definição explica bem o seu conceito. Isso porque, ao utilizá-lo, o objetivo é que as pessoas sejam atraídas para a empresa.

Mas isso não acontece porque o consumidor quer comprar o seu produto. Primeiro, ele entra em contato com a marca porque ela oferece um conteúdo interessante e relevante, o que é feito com mais facilidade através dos canais online.

No Inbound marketing, diferente do Outbound marketing, o marketing tradicional, que se baseia muitos nos anúncios, a empresa oferece uma solução para os seus problemas ou necessidades do seu público. Mas não diretamente, usando seus produtos e serviços.

Em um primeiro momento, a empresa mostra credibilidade e autoridade, disponibilizando informações confiáveis para que o consumidor faça uma tomada de decisões. Aqui, a ideia é apresentar a sua expertise, para que em um segundo momento a venda aconteça.

Para tanto, a marca faz uso dos canais do marketing digital para se aproximar do público e criar uma audiência, com o objetivo de aumentar a sua interatividade e ganhar o seu respeito. Além de criar um elo com o consumidor, essa tática permite conhecer mais o público alvo.

Marketing de Conteúdo

Para que o Inbound Marketing seja colocado em prática, se faz uso do marketing de conteúdo, que consiste na publicação de informação de interesse e relevância para o público alvo. Isso é feito através das mídias sociais online.

Hoje, essa estratégia é bastante eficiente, pois os consumidores, cada vez mais, buscam na web informações, respostas e orientações no dia a dia. Oferecendo esse conteúdo a eles, a marca consegue atrair e conquistar mais clientes, levando-os a efetivar a compra.

No entanto, a empresa precisa se posicionar de maneira adequada na jornada de compra do seu cliente em potencial. Isso exige identificar quais as mídias que ele mais usa e marcar presença nas mesmas.

Assim, o marketing de conteúdo é feito através dos seguintes canais:

  • Blog;
  • Site Institucional;
  • Redes sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Newsletter;
  • Entre outros.

SEO

Outro tipo de marketing digital é o SEO ou Search Engine Optimization, sendo que essa sigla se refere à otimização para mecanismos de busca. A sua finalidade é a de fazer com que o seu site ou blog seja bem ranqueado, aparecendo nas primeiras posições das pesquisas online.

Estar entre os primeiros nos resultados de busca ou mesmo na primeira página aumenta muito as suas chances de ter, todos os dias, um maior número de visitas. Por consequência, mais internautas conhecem a sua marca, o que é essencial para o Inbound marketing funcionar.

E para estar bem posicionado é preciso seguir algumas regras, determinadas pelos buscadores, como o Google, que querem oferecer aos seus usuários a melhor experiência em termos de navegação. Para tanto, eles deixam entre os primeiros os conteúdos considerados melhores.

Isso significa que o conteúdo é original, com textos bem escritos, que tenham coesão e palavras-chaves relevantes em conformidade com os interesses do internauta. É preciso ainda contar com imagens de qualidade e que sejam nomeadas adequadamente.

Esses são apenas alguns exemplos das técnicas de SEO. Existem muitas outras, as quais contribuem para que o seu site ou blog apareça com mais frequência na busca orgânica.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são formas de anunciar nos mecanismos de buscas como Google, Yahoo!, Bing etc. Links patrocinados são anúncios que você paga por clique que costumam estar localizados na parte superior e inferior do Google, e, diferente da pesquisa orgânica, possuem uma identificação de “anúncio” nos resultados de pesquisas.

As vantagens de utilizar este canal de marketing é que os resultados costumam a aparecer rapidamente. Por isso, é uma estratégia muito utilizada por empresas de diversos tamanhos que investem no marketing digital.

Outro ponto importante é que para que a estratégia continue dando resultados é necessário um investimento contínuo nas ferramentas de anúncio pois ela trabalha de forma semelhante à um leilão e, uma vez interrompido, os anúncios deixam de ser exibidos. Esta é uma das principais diferenças entre o link patrocinado e o SEO.

Vantagens do Marketing Digital

Vantagem Marketing Digital

Existem muitas vantagens do marketing digital, veja quais são elas:

Interação com o público alvo

A interatividade que uma marca pode ter com o seu público ao apostar no marketing digital é possivelmente um dos seus diferenciais mais atrativos. Com essa maior interação é possível ganhar credibilidade e confiança, além de conhecer melhor o seu público alvo.

Maior alcance

Com o marketing digital, as empresas podem ganhar maior visibilidade e ser conhecida em todo o país e mesmo em outros países. Não é preciso ser nenhuma grande corporação para isso, desde que possa atender clientes espalhados pelo Brasil com a logística adequada.

Direcionamento

Uma das principais diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional é a possibilidade de direcionar as suas ações. Se pela TV, rádio e jornal um único anúncio atinge um público diverso, online é possível promover ações específicas para cada grupo.

Facilidade de mensuração

O investimento com o marketing digital também se torna mais seguro, pois é mais fácil de avaliar os resultados obtidos. Hoje, existem diferentes maneiras de mensurar os resultados, inclusive, sabendo quais ações surtiram mais ou menos efeito.

Estratégias de Marketing Digital

Estratégia de Marketing

Para usar o marketing digital e obter os resultados esperados, é essencial que haja uma estratégia bem construída. Ela depende das peculiaridades de cada empresa, sendo preciso levar em consideração produto ou serviço, mercado, público alvo e trajetória.

Veja a seguir os principais passos para construir a melhor estratégia de marketing online:

Passo 1 – Determine objetivos

Saiba quais são os objetivos da sua empresa com o marketing digital. Ganhar visibilidade? Aumentar leads? Vender mais? Ter autoridade virtual? Maior visibilidade? Ter isso em mente contribui para a escolha dos melhores canais.

Passo 2 – Escolha os canais de comunicação

Pesquise junto ao seu público alvo quais são as mídias que mais utilizam e, entre elas, eleja as mais eficientes para a sua estratégia. Para tanto, é importante conhecer como funciona e quais são os recursos de cada canal.

Passo 3 – Faça um cronograma de publicações

É importante delegar funções para a sua equipe, a fim de ter profissionais responsáveis pelas publicações e pelo monitoramento dos canais. Também é fundamental responder todas as mensagens que receber, mais uma forma de promover a interação com o público.

E para garantir a organização e o bom gerenciamento nada melhor do que um cronograma de publicações, inclusive, se houver mais de uma pessoa responsável por essa tarefa. Desse modo, evitam-se publicações extras ou deixar de responder algo para um consumidor.

Passo 4 – Avalie a contratação de profissionais experientes

Criar uma estratégia de marketing digital exige uma boa avaliação do segmento de mercado e do público alvo, bem como dos canais para promover as ações. Nesse sentido, pode ser necessário contratar uma agência de marketing digital.

Com profissionais capacitados e experientes, é possível seguir o caminho certo com mais praticidade, sem cometer erros comuns que acontecem quando não se tem a carga de conhecimento necessária. A agência pode apenas dar consultoria ou colocar a mão na massa.

Passo 5 – Mensure os resultados

Acompanhe e registre todas as informações sobre os resultados obtidos com as ações. Isso tudo é útil para posteriormente ser analisado e você descobrir se os resultados são os esperados.

Métricas de Marketing Digital

KPIs

Para mensurar e analisar os resultados, há diferentes métricas, ou seja, técnicas que contribuem para a obtenção de dados mais precisos. Veja quais são algumas delas:

Visitantes Únicos

Quantos visitantes acessaram o seu site ou blog em um determinado período de tempo.

Sessões

Interações, como cliques e páginas visitadas, de cada visitante.

Novas Sessões

Essa é outra métrica semelhante à anterior, com a diferença que mesmo sendo um só visitante, conta-se como uma nova sessão se ele voltar a sua página 30 minutos depois. Essa atitude indica alto poder de atração.

Tipo de tráfego

É a origem da visita, podendo ser orgânico, por meio dos mecanismos de busca, ou de campanhas pagas, o que vai depender dos canais utilizados.

Taxa de Rejeição

Porcentagem de visitantes que apenas entram no site e logo saem, sem realizar interações.

Retorno Sobre Investimento

Também chamado de ROI consiste na diferença entre a soma das despesas com o marketing digital e o valor ganho com as conversões resultantes das ações online. O ganho deve ser maior para que o seu negócio não tenha prejuízo.

Custo de Aquisição de Clientes

Indicado pela sigla CAC, serve para identificar quanto a sua empresa gasta para conquistar cada cliente. Para ter um resultado positivo, o custo deve ser menor do que se gasta com marketing digital com cada cliente.

Essas são apenas algumas métricas existentes para mensurar os resultados das ações de marketing digital promovidas pela sua empresa. Além disso, é importante avaliar quais delas podem ser usadas pelo seu negócio.

De qualquer forma, não se pode pular essa etapa. Afinal, se os resultados não forem os previstos, é necessário rever a estratégia e ajustar conforme o necessário para que melhores resultados sejam atingidos.

E mais, é preciso que existam profissionais da sua equipe dedicados a essa tarefa. Eles também devem saber como realizar o trabalho para que não cheguem a resultados incorretos.



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