O que é CPC? Qual a sua importância nas campanhas online?

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O que é CPC

CPC ou Custo por Clique é uma métrica bastante eficiente e vantajosa utilizadas em anúncios virtuais, como acontece no Google Ads. No entanto, hoje em dia, outras plataformas já aderiram ao CPC.

É o caso de redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram, nas quais também é possível pagar pelo anúncio só quando um usuário clica no link da sua mídia. Assim, além de ter um preço mais justo, o anúncio ajuda a identificar os resultados junto ao público.

E se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo e saiba tudo a respeito de o que é CPC? Qual a sua importância nas campanhas online? Para tanto, confira as informações contidas nos tópicos a seguir:

  • Como funciona o CPC?
  • Vantagens do CPC
  • Como o CPC é calculado?
  • O que o CPC indica?

Como funciona o CPC?

O Custo por clique ou CPC se tornou uma das formas essenciais para se calcular o retorno de campanhas de Marketing Digital em mídias pagas. Essa métrica pode indicar qual é o custo máximo que sua empresa está disposta a pagar para conseguir trazer o maior retorno sobre o investimento.

Vantagens CPC

Campanhas de CPC do Google Ads podem ser os links patrocinados que aparecem no topo dos resultados de pesquisa. Esses anúncios surgem sempre que o usuário digitar no buscador as mesmas palavras chaves que o anunciante definir para sua campanha.

Por exemplo, se uma loja que vende eletrodomésticos anunciar no Google Ads, ela pode escolher entre as palavras-chaves termos como “fogão 4 bocas”, “ar condicionado split”, “refrigerador Brastemp”, etc. Elas devem ter relação com o que é vendido na sua loja.

Assim, quando o usuário digitar essas palavras, o anúncio da loja ganha destaque na pesquisa. No entanto, apenas se esse consumidor clicar no link patrocinado o Google desconta o valor do clique do investimento total feito pelo anunciante.

Vantagens do CPC

Já que o anúncio do tipo CPC só é pago à medida que recebe cliques, quem anuncia consegue prever quantos cliques vai durar o seu anuncio na plataforma escolhida para anunciar. Além desse, o mecanismo oferece muitas vantagens para uma campanha de marketing digital.

Entre elas, conseguir medir com mais clareza os resultados obtidos com os seus anúncios, ou seja, quantos usuários exatamente clicaram no seu link. Desse modo, é possível ainda analisar o impacto que a mídia do seu negócio provoca nas pessoas.

Afinal, se um determinado número delas clicarem no seu site em um determinado período de tempo, mas nesse mesmo prazo não houver nenhuma venda, por exemplo, significa que o anúncio não é atrativo o suficiente.

Claro que para chegar a essas conclusões é preciso incorporar essa estratégia na sua campanha de marketing e acompanhar todos os resultados. Outra vantagem do CPC é a possibilidade de estabelecer uma meta de cliques desejados.

Com isso, você pode calcular o custo de campanha previamente, evitando extrapolar o seu orçamento. Portanto, esse tipo de anúncio é útil não só para aumentar a conversão de vendas do seu negócio, como também para obter um maior tráfego em seu site ou blog.

Como o CPC é calculado?

Calcular CPC

A forma como o CPC é calculada é bastante simples. Para calcular, basta dividir o custo total pelo número de cliques que o mesmo recebeu.

Com isso, pode-se dizer que, por exemplo, se você investir R$ 1.000 em links patrocinados e sua campanha obteve 2500 cliques, seu custo por clique foi de R$0,40.

Em geral, o valor do clique é definido por meio de diferentes aspectos, como o tipo de anúncio, o produto ou serviço anunciado e a audiência que se quer atingir. Com o CPC, portanto, é possível executar uma campanha de marketing mais assertiva.

Afinal, você sabe exatamente quanto está custando para cada pessoa que acessar o seu site e avaliar se esse custo está valendo a pena. Quem está começando a usar a internet para divulgar a sua marca pode iniciar investindo valores baixos nos anúncios.

E conforme os resultados, aumentar ou não, o dinheiro gasto com o link patrocinado. É possível, inclusive, perceber quando a campanha não está oferecendo os resultados previstos. Com isso, basta você mudar a abordagem para atrair e conquistar o seu público alvo.

O que o CPC indica?

Agora que você já sabe o que é CPC e qual a sua importância nas campanhas online pode apostar nesse tipo de anuncio e acompanhar os resultados para verificar diferentes informações. Afinal, o CPC indica:

  • Quantas pessoas clicaram no seu anúncio;
  • Como foi a interação da pessoa que clicou com a sua mídia;
  • Quanto custa o clique de cada usuário da plataforma;
  • Quanto tempo dura o seu anúncio na plataforma;
  • Quanto reservar para as campanhas de marketing com CPC;
  • Quais são as palavras-chaves que mais atraem no seu segmento;
  • Quando as suas ações de marketing são mais atrativas.

Essas e outras informações são possíveis de obter porque as plataformas que disponibilizam o anúncio do tipo CPC também contam com relatórios para que você possa acompanhar e analisar os resultados. Assim, é possível ajustá-lo de acordo com a necessidade.

 



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