Adwords Tips: 3 erros mais comuns ao anunciar

O AdWords é uma das ferramentas mais conceituadas da publicidade online e sem dúvida, a plataforma que mais tem gerado conversões. O buscador mais famoso do mundo oferece aos anunciantes uma plataforma que mostra o produto ou serviço que você oferece no exato momento em que o cliente precisa dele.

O Google é a marca mais influente para os brasileiros segundo a “The Most Influential Brands”, da Ipsos, estando à frente do Facebook, Microsoft e da Netflix. Não é a toa que todos amam os produtos do Google, não é mesmo?

Mas é necessário destacar que nem tudo é perfeito, talvez não para a sua empresa. Existem três motivos que vão te convencer que você pode estar errado ou até mesmo muito certo em anunciar no Google AdWords.

Erro número 1 – Anunciar no AdWords

Isso não se trata de uma ironia.

Mas talvez seja neste ponto em que pequenas empresas cometem erros na hora de investir sua verba em publicidade no AdWords. Não é porque a marca Google é a mais querida, que necessariamente oferece a ferramenta ideal para alavancar as suas vendas – talvez não ainda. Já me deparei com situações em que empresas investiam todos os meses em links patrocinados, mas pouca gente buscava o que ela oferecia e o resultado disso é: frustração.

É importante para empresas e profissionais de marketing digital se certificar que os resultados serão garantidos e se não forem, encontre outra ferramenta ou forma que possa auxiliar na conquista dos objetivos de marketing.

Além disso é preciso analisar o tipo de produto que uma empresa está anunciando, por exemplo, se ela pretende anunciar uma caneta BIC que custa 1 real, com ticket médio de 5 reais, ao custo de aquisição de 5 reais (por venda), a margem torna inviável.   Google Adwords não faz milagres e sim, não necessariamente vai ser viável para todos os tipos de negócio.

Erro número 2 – Não anunciar no AdWords

Isso também não se trata de uma ironia.

Quase todos estão conectados à internet full time. Lembro-me que na sala de aula da faculdade minha professora de Comunicação 360 falava coisas que às vezes não entendia ou contava fatos que não conhecia, mas no final, o que eu fazia? ‘Dava um Google’.

O AdWords é completo e oferece ótimos produtos que se encaixam na estratégia de muitas empresas, não de todas, mas de muitas. A “Rede de Pesquisa” é excelente para estar mais perto do cliente no famoso micro-momento (vincular link ao texto: https://www.thinkwithgoogle.com/collections/micromoments.html). O “Google Shopping” pode ajudar as vendas do seu e-commerce crescer, sem ao menos a sua marca ser relevante no mercado. A “Rede de Display” é ótima para quem quer promover a marca, ou até mesmo captar clientes através de anúncios gráficos que rodam por quase toda a web. Temos outras ferramentas e possibilidades, e sim, sua empresa o poder de uma Ferrari ao custo de um Fusca com o poder de segmentação do Google AdWords – que frase linda!

É importante que as empresas se atentem ao contratar um profissional de marketing, ele deve ser qualificado para converter o budget em receita.  Além disso é preciso colocar na calculadora se não é hora de delegar a gestão da conta para uma agência especializada.

Erro número 3 – 404

O erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o cliente pôde comunicar com o servidor, mas ou o servidor não pôde encontrar o que foi pedido, ou foi configurado para não cumprir o pedido e não revelar a razão, ou a página não existe mais. Fonte: Wikipédia.

Suas campanhas podem ser perfeitas, mas se seu site não atende a exigência básica do cliente, isso pode por tudo por água abaixo.

O ‘Erro 404’ não está relacionado com o ponto que vou levantar aqui, mas seu significado revela o problema de muitos sites de anunciantes do Google AdWords.

Da forma mais sucinta possível: Mostre para o cliente exatamente aquilo que está escrito no anúncio.

Se você está anunciando um produto ou serviço, direcione-o para a página deste produto ou serviço. Tentar ser abrangente com a melhor intenção de o cliente conhecer a empresa num todo, pode prejudicar na efetivação de uma venda ou solicitação de orçamento.

Não tomar esse cuidado pode fazer com que suas campanhas tenham um péssimo Índice de Qualidade e seu site, uma alta taxa de rejeição. Não se esqueça de ter um conteúdo relevante para o consumidor, preze pelas características de sua empresa. Um site otimizado para dispositivos móveis é também essencial nesta era.

O que foi levantado aqui pode ser aplicado em toda esfera da publicidade online e offline. Acima de tudo, ser objetivo e estratégico, com muita criatividade e inovação, é possível ter resultados surpreendentes.

Thauan Goes