5 maneiras de usar o Google Analytics para encontrar ideias de conteúdo

5 maneiras de usar o Google Analytics para encontrar ideias de conteúdoEntender como funciona o perfil do cliente que visita sua loja online, site, blog e afins é muito importante para investir em estratégias de marketing digital que atinjam seu público alvo de forma eficiente. Nesse mercado, há diversas ferramentas que auxiliam na coleta de informações sobre os visitantes do sites.

O Google Analytics ajuda a desenvolver o marketing orientado por dados. Com o resultado gerado é possível analisar como os clientes estão reagindo à sua página e, assim, desenvolver uma estratégia que atraia mais público.

Se você deseja melhorar o alcance do seu negócio, conheça as 5 maneiras de usar o Google Analytics para encontrar ideias de conteúdo.

Use o Google Analytics para criar variações do seu conteúdo

Com o Google Analytics você consegue descobrir qual o comportamento do visitante em cada post do seu site.

Essa ferramente é extremamente útil para deduzir o que mais agrada ou não os clientes que buscam pelo seu negócio e, assim, construir os posts seguintes de acordo com o perfil do conteúdo que mais chamou atenção e público.

Qual o melhor formato de tópico e estruturas, postagens que o cliente gastou mais tempo na página, tipos de títulos mais chamativos e coisas do gênero são dados que o Google Analytics apresenta para você.

Detalhes que parecem insignificantes, como usar ou não usar títulos com clickbait, postagens com listas ou não, fazem diferença para o leitor. Isso é observado pelo sucesso de postagens com a mesma estrutura.

De uma maneira prática e simples, você consegue traçar um perfil das postagens que mais tiveram sucesso.

Utilizando desses dados, é possível construir seus próximos posts seguindo as características mais populares e, consequentemente, atrair mais visitantes.

Relatório de Termos de Pesquisa do Google Analytics

A estratégia de marketing SEO (Search Engine Optimization), é crucial para a otimização no mecanismo de busca. O Google Analytics possui a função que nos oferece dados referentes às palavras mais buscadas pelos visitantes.

O Google Analytics produz um relatório contendo quais são as palavras-chave mais buscadas quando acessam seu site.

Essa função pode ser encontrada na barra de pesquisa, na sequência: Google Analytics>Comportamento>Pesquisa do Site>Termos de Pesquisa.

Termos de Pesquisa Analytics

O último passo informa quais são as palavras-chave mais buscadas. Mas, o que isso adianta na estratégia de Marketing?

É interessante analisar quais palavras que os visitantes usam para tentar encontrar o assunto desejado. Com essa informação, pode-se utilizar a estratégia SEO com mais embasamento, destacando palavras mais populares.

Essa ferramenta do Google Analytics também nos dá a possibilidade de encontrar falhas no conteúdo do site.

Ou seja, pelo Termo de Pesquisa é possível avaliar quais as buscas que não tiveram conteúdo correspondente e, assim, produzir posts referentes a essas pesquisas.

Assim, as postagens do site estarão sempre atualizadas com conteúdo que realmente interessa o cliente.

Atualização de conteúdo existente

Sites com conteúdos desatualizados são um grande problema para seu rendimento. O Google Analytics também consegue fazer uma análise sobre matérias que não são mais acessadas, ou que os visitantes não permanecem.

O tráfego de busca possui um aumento de 40% depois de atualizar o conteúdo do site.

Para acessar no Google Analytics, siga: Comportamento> Conteúdo do site> Todas as páginas e escolha Origem/mídia na caixa Dimensão Secundária.Consultas Analytics filtro Todas as Páginas

Ao comparar a taxa de rejeição, gerada no relatório, com as visualizações únicas da página, é possível descobrir se os leitores estão realmente lendo o conteúdo e passando tempo na página.

Com essa informação, você pode selecionar quais os conteúdos não estão sendo lidos e atualizá-los.

O Relatório de Fluxo de Comportamento, também gerado pelo Google Analytics, indica se os visitantes estão interagindo com o site.

Ou seja, se o post não rendeu nenhuma tentativa de contato, significa que ele precisa ser atualizado para se tornar mais atrativo.

Renovar, atualizar e reciclar postagens defasadas aumentará o tráfego de clientes no site, expandindo mais as pesquisas dentro dele.

Atente-se a intenção da palavra-chave

De acordo com o diretor de SEO da Be Found Online: “Se você não tiver conteúdo em seu site para corresponder à intenção de uma palavra-chave, não poderá gerar uma quantidade significativa de tráfego de pesquisa, não importa quantas vezes você use essa palavra-chave em seu site. ”Ou seja, a palavra-chave deve corresponder à intenção dos leitores para que ela seja realmente efetiva. Conheça os quatro tipos de palavras-chave·

  • Navegação – Os usuários pesquisam por sites específicos.
  • Informativo – Pesquisa de uma resposta para um determinada pergunta, por exemplo: Qual a altura da Torre Eiffel?
  • Investigativo – Por exemplo: Quais são as melhores câmeras digitais?
  • Transacional – os usuários estão pesquisando com o intuito de comprar.

Para chegar os dados no Google Analytics, você navegará por Aquisição>Search Console>Consultas.

Consultas Analytics

O Relatório de Pesquisa precisa conter as palavras-chave adequadas ao tipo de negócio da sua empresa. Por exemplo, se tem uma loja comercial, as palavras devem ser investigativas ou transacionais. Caso as buscas no site sejam de gênero informativo, isso não trará resultados para o seu negócio. Os leitores simplesmente entraram na página e não permanecerão muito tempo nela.

Converse com o cliente final

É claro que as ferramentas do Google Analytics são fundamentais para estudar os perfil dos visitantes e como o conteúdo impacta o leitor, porém, também é preciso fazer uma pesquisa com seu público-alvo.

Conversar com o cliente e buscar entender quais são suas dúvidas a respeito do seu negócio é crucial.

Esse tipo de pesquisa irá direcionar as postagens do seu site com conteúdo realmente interessante, atraindo mais novos visitantes.

Juntando as ferramentas computacionais do Google Analytics e a pesquisa de mercado com o cliente final, conseguirá material suficiente para um site bem estruturado e de sucesso.

Melhore o conteúdo do seu site utilizando as diversas maneiras de usar o Google Analytics para encontrar ideias de conteúdo. Aumente o tráfego de visitantes e atinja o sucesso para o seu negócio!