Taboola: O que é, como funciona e quanto custa?

Veja, neste artigo, como o taboola conecta produtores de conteúdo e anunciantes, beneficiando assim toda a cadeia de publicidade digital: usuários, editores e empresas.

Mas primeiro é preciso que você entenda: Como as pessoas monetizam seus sites?

Blogs e produtores de conteúdo em geral contam com widgets comerciais em seus sites para ofertar espaços publicitários e, assim, tornar seu tráfego rentável.

O Google Adsense, por exemplo, é um dos programas mais populares para publishers na internet, porém não é o único. Existem muitas outras soluções de monetização para quem produz conteúdo, entre elas, a plataforma de publicidade nativa: Taboola.

O que é publicidade nativa?

Para entrarmos a fundo no assunto, é importante salientar, principalmente para quem não conhece o termo, o que é Publicidade Nativa.

Native Ads ou Publicidade Nativa são anúncios em formato de conteúdo recomendado. Portanto as plataformas que trabalham nesse segmento conectam anunciantes aos publishers.

Ou seja, automatizam a negociação entre quem deseja promover seu negócio e quem está vendendo espaço publicitário.

O conceito dessa nova forma de propaganda digital é básica e efetiva. Um exemplo disso é que, mesmo sem saber, você já deve ter se deparado com esse tipo de anúncio enquanto lia algum artigo. Afinal você já deve ter visto algo parecido com:

  • “Você também pode gostar…”;
  • “Recomendados a você”;
  • “Conteúdo patrocinado por…”,

Resumindo, native ads são aqueles 4, 6 ou 8 conteúdos recomendados ao final de um artigo. Em vista disso, esse tipo de publicidade é acessível para qualquer um que deseja monetizar seu tráfego ou veicular um anúncio na internet.

O que é Taboola?

O Taboola é uma interface de publicidade nativa, a qual trabalha em parceria com sites produtores de conteúdo de variados tamanhos e nichos, a fim oferecer aos anunciantes espaço publicitário relevante.

A frase que melhor define o trabalho da Taboola é “conteúdo que você deve gostar”. Inclusive essa é a própria filosofia da empresa focada em criar soluções digitais por meio de recomendações de links de artigos, vídeos e outros formatos de conteúdo.

Dessa forma, conectar pessoas aos sites que repercutem seus interesses é a essência do negócio da Taboola.

Para tanto, o serviço buscar abranger uma audiência que não sabe o que está procurando. O fundador da Taboola, Adam Singolda, em uma entrevista à Forbes, explica sua ideia da seguinte forma:

Eu descobri que há 3 formas das pessoas se interessarem por um conteúdo:

1.) Procura: se eles sabem o que estão procurando e digitam isso;

2.) Social: se algum colega indicou ou compartilhou o conteúdo;

3.) Oportunismo: Apenas acontece de estar na mesma página, ou de aparecer naquele canal de TV que você começou assistir.

Eu sou apaixonado por conectar pessoas em torno de um conteúdo que os possa interessar”.

Para ilustrar melhor, entenda que enquanto as ferramentas de busca proporcionam exatamente o que o internauta procura, o Taboola, baseando-se nas preferências do usuário, recomenda conteúdo de forma pró-ativa.

Como funciona o Taboola?

Certamente essa é uma boa dúvida. Então vamos a ela: No mercado de mídias de distribuição de conteúdo, um intermediário como Taboola controla toda a negociação que seria feita entre os produtores de conteúdo (publishers) e os anunciantes.

Portanto ele fornece uma plataforma que integra empresas que estão comprando espaço publicitário às que estão vendendo.

Além disso, o sistema, por meio de seus algoritmos, faz análises em tempo real a fim otimizar a efetividade das campanhas. Ou seja, aumentar o engajamento do consumidor com os anúncios, levando os anúncios para os sites mais adequado.

Dessa forma, sendo um dos pilares desse tipo de mercado, o Taboola compartilha porcentagem dos ganhos com anúncios. Porém não se sabe quanto é esse valor bruto e nem a sua participação.

Quando usar o Taboola?

O Taboola, como já dissemos, pode ser utilizado, tanto por produtores de conteúdo que buscam novos programas de afiliação quanto por donos de sites que estão procurando por uma nova fonte de tráfego.

Então, daqui para frente, vamos separar o nosso texto em duas categorias: O Taboola para publishers e o Taboola para anunciantes.

Assim, independentemente se você quer monetizar ou alavancar seu tráfego, fique ligado nesse artigo, pois daremos todas as orientações que você precisa para melhorar sua performance digital.

O Taboola para publishers

O mercado de afiliados está crescendo exponencialmente nos últimos anos. Com a promessa de ganhar dinheiro sem sair de casa, muitos produtores digitais estão aderindo a esses programas de monetização.

Contudo, quando falamos de afiliar-se a infoprodutos, a tarefa não é tão simples. Por exigir a capacidade de vender, muitos acabam não conseguindo lucrar ou escalar seu negócio digital.

Por outro lado, existem outros produtores de conteúdo que monetizam seu blog vendendo espaço publicitário.

No Taboola, por exemplo, você cede espaço para os anunciantes divulgarem seus vídeos ou artigos relacionados. Assim toda vez que o seu leitor interage com a propaganda, você  fica com uma porcentagem dos ganhos da plataforma.

Portanto, se você está interessado nesse formato de monetização, saiba que, antes de qualquer coisa, você precisará ser aprovado pela plataforma. Veja como prosseguir.

Como se cadastrar no Taboola?

Quem deseja ganhar dinheiro com o Taboola precisa ir ao site oficial, clicar na seção “Publishers” , inserir suas informações cadastrais e enfim solicitar um contato.

Feito isso, antes de ter seu feedback, o Taboola irá analisar os dados do seu site para que então possa fornecer um script para você começar a exibir os anúncios. Contudo vale lembrar que, no geral, só são aceitos sites com conteúdo de qualidade e com alto volume de visitas.

Como melhorar seus rendimentos no Taboola?

Produza bons conteúdos

A primeira e mais óbvia dica para melhorar seus resultados com o Taboola é produzir conteúdo de qualidade.

Se você escreve artigos, por exemplo, faça-os bem feitos para gerar mais visitas e também para que os leitores que estão ali cheguem até o final do texto. Ou seja, onde costumam estar os posts patrocinados.

Logicamente que um site mal feito, com conteúdo irrelevante e baixo tráfego não será aceito como afiliado do Taboola. Porém existem muitas técnicas que podem ajudar você a dar mais qualidade aos seus textos, confira algumas que separamos aqui.

  • Clickbait “na dose certa”: Utilize essas técnicas em seus títulos para aumentar seu CTR e, consequentemente, o volume de visitas nos buscadores e nas redes sociais;
  • Storytelling: Você pode montar o corpo do seu texto utilizando as técnicas de storytelling a fim de prender a atenção do leitor;
  • Escaneabilidade: Muitos dos usuários que chegam ao seu site não lêem todo o seu conteúdo, por isso tornar um texto escaneável, utilizando inter títulos e marcadores, é uma maneira eficaz do visitante chegar até o final da página.
  • CTA: As chamadas para ação são poderosas. Utilizá-las no final de um artigo bem escrito pode realmente levar o leitor à ação. Portanto experimente pedir para que vejam seus posts relacionados.

Modifique as posições dos anúncios

Como já dissemos, a maioria dos usuários não acompanha todo o conteúdo de uma página. Nos smartphones, por exemplo, a média de leitores que chegam até o final do artigo é menor que 15%.

Assim, se você quiser aumentar o número de impressões dos anúncios alocados no seu site sem usar pop-ups, basta mudá-los de posição. Veja algumas dicas do próprio Taboola.

  • Dispositivos Mobile: Insira links com apenas um vídeo ou um artigo no meio da sua página.
  • Desktop: No desktop, onde a retenção dos leitores costuma ser maior, as possibilidades também aumentam.  Aqui você pode, por exemplo, inserir carrosséis de artigos para dar mais opções ao visitante e também aumentar sua taxa de cliques.

Posts relacionados situados ao lado do seu artigo também geram automaticamente mais visibilidade. Portanto, utilize mas não se prenda nenhuma dica. Faça testes e veja o melhor posicionamento para seu público.

Conheça o Taboola Feed

Promover experiência ao usuário é a grande meta das empresas que estão presentes no ambiente digital. E para o Taboola não podia ser diferente.

Com o objetivo de ir além dos formatos conhecidos de posts relacionados, o Taboola Feed foi criado pensando nos locais onde o usuário passa a maior parte do seu tempo online – nas redes sociais.

O Taboola Feed é uma solução que gerou muitos resultados para os publishers. Ele fornece, ao final da página, um Feed de conteúdos personalizados com vídeos, artigos, produtos e muito mais links relacionados. Portanto não deixe de testar essa funcionalidade para lucrar mais como afiliado.

O Taboola para anunciantes

Além de afiliados, pessoas que querem divulgar e aumentar seu alcance na internet também utilizam o Taboola. Portanto, se você já possui ou estuda fazer campanhas de marketing no Google ou no Facebook, está na hora de considerar o Taboola para veicular sua publicidade online.

Mesmo não sendo tão popular como as plataformas do Google e Facebook, principalmente nos anúncios relacionados à serviços financeiros, e-commerce, saúde e bem estar, o Taboola possui ótimas taxas de respostas diretas.

O Babbel, aplicativo de aprendizagem e tradução, o desenvolvedor de jogos Innogames, e a marca de moda masculina Mack Weldon, por exemplo, são alguns dos cases de sucesso de empresas que utilizam essa plataforma para aumentar seus resultados.

Contudo é preciso saber que a publicidade nativa exige uma abordagem diferente do que você está acostumado. Dessa forma, continue lendo nosso artigo para saber como veicular um anúncio que gere resultados e que seja adequado para o Taboola.

Quanto custa anunciar no taboola?

No Taboola você dividirá seu orçamento baseando-se no CPC (custo por clique). Ou seja, você só paga uma vez que o usuário clicar no seu anúncio.

Ao criar uma uma campanha na plataforma, o CPC mínimo exigido é US$ 0,01. Contudo o próprio Taboola sugere que no ínicio o anunciante escolha um valor entre US$ 0,20 e US$ 0,70.

Quanto maior o lance de custo por clique, maior a competitividade das suas campanhas e, consequentemente, mais impressões de seus anúncios. Portanto analise seu desempenho e mude o CPC de acordo com a necessidade.

Todas as métricas de desempenho (CTR, cliques, impressões, CPA, etc.) que você precise analisar estarão na primeira tela do Backstage do Taboola.

Vantagens de anunciar no taboola

Por mais que o custo já seja um grande motivador para você começar a anunciar no Taboola, ele não é o único. Afinal, por mais que gaste pouco, não gerar resultados em sua campanha significa jogar dinheiro no lixo.

Pensando nisso separamos três vantagens que farão você colocar a publicidade nativa em seu planejamento de marketing.

Segurança

A primeira vantagem e uma das mais importantes para quem ainda não conhece a plataforma é a segurança.

O Taboola conta com sistemas anti fraude para que o anunciante não seja prejudique sua imagem ao veicular seu anúncio. Afinal, ninguém quer sua marca em um site de qualidade duvidosa, não é mesmo?

O Taboola trabalha apenas com parceiros que já possuem alguma reputação na internet. Portanto saiba que investir nessa plataforma pode trazer resultados além do que você esperava.

Isso porque, segundo a própria empresa, anúncios que aparecem em grandes portais ou sites conceituados geram até três vezes mais engajamento. Ou seja, uma ótima oportunidade para aumentar sua reputação e tornar-se uma autoridade digital.

Segmentação

Bem como proporcionar segurança, o Taboola também torna sua comunicação muito mais efetiva com seus recursos de segmentação.

Ao montar sua campanha no Taboola, além de selecionar o perfil da sua audiência por meio de dados demográficos e comportamentais, você também poderá filtrar a sua veiculação de acordo com o publisher.

A ferramenta trabalha com grande transparência nesse sentido. Afinal, aqui você é capaz de selecionar os sites desejados ou fazer uma lista negra para que não exibam sua marca.

Dessa forma, se determinado assunto não vai de encontro aos interesses da sua persona, com o Taboola você se posiciona a fim de não criar uma imagem indesejada que prejudique a sua marca.

Otimização

Por fim, caminhando ao lado de grandes players do mercado de publicidade digital, a plataforma de publicidade nativa também fornece recursos avançados de tecnologia artificial.

Os algoritmos do Taboola estão sempre coletando dados da sua campanha a fim de exibir seus anúncios nos locais e momentos cujos resultados são maiores. Ou seja, a ferramenta está totalmente focada em obter maiores taxas de conversões, diminuindo assim o seu CPA (custo por aquisição).

Como anunciar no Taboola?

Ficou interessado e quer finalmente saber como começar a anunciar no Taboola? Então veja como criar sua campanha de native ads.

  1. Ao registrar-se no Taboola, você terá acesso ao Backstage. Nele você poderá visualizar, editar e criar novas campanhas.
  2. Portanto faça login, acesse o Backstage e, ao lado esquerdo da tela, clique em Campaign Summary > New Campaign

Feito isso, você ainda precisará preencher alguns campos antes de colocar sua primeira campanha em vigor. Confira:

  • Nome e Descrição: Utilizados somente para fins de identificação;
  • Objetivo de Marketing: Aqui você pode escolher gerar leads, vender produtos, aumentar alcance, engajamento ou instalações de app;
  • Programação da campanha: Data de inicio, término e horários de veiculação;
  • Público: Segmentação geográfica, por dispositivo, por publishers e personalizada;
  • Lances e orçamento: Valor do CPC, estratégias de lance, CPA desejado, limite do orçamento e forma de veiculação (acelarada, balanceada e termitante);
  • Tracking Code: Código utm para acompanhar a sua performance por meio do Google Analytics.

Vale a pena investir no Taboola?

Sem dúvidas!

Utilizado sozinho ou em conjunto com outras plataformas, a publicidade nativa pode gerar muitos resultados para a sua empresa.

Contudo você deve saber que o Taboola ou qualquer outra ferramenta do segmento não gera resultado por si só. Isso porque o conteúdo a ser veiculado e a abordagem feita também definirão sua performance.

Dicas para melhorar seus anúncios do Taboola

Mesmo tendo acesso aos recursos de otimização de lances e até à inteligência artificial, gerar resultados no Taboola exige anúncios bem feitos. Portanto, pensando principalmente em quem não tem tanta familiaridade com a plataforma, separamos nossas dicas em três etapas:

  • Campanha: É a fase de estruturação e montagem da campanha, ou seja, na qual você dará as primeiras coordenadas para a veiculação dos seus anúncios;
  • Anúncio: Aqui seus anúncios já estão sendo exibidos nos sites dos publishers, portanto você precisa que os usuários cliquem;
  • Landing Page: Por último, o usuário clicou em seu anúncio, porém para converter é preciso uma página de conversão adequada.

Campanha

Na fase de estruturação da sua campanha de native ads só há uma maneira de otimizar seus resultados: definindo a sua persona.

Isso porque, por mais que a publicidade nativa seja um recurso que leva um conteúdo que o usuário não estava pesquisando, a mensagem entregue à audiência não deve ser veiculada de maneira aleatória.

Então, conhecendo seu consumidor ideal, suas chances de levar um artigo ou vídeo relevante aumentam. Afinal, você estará entregando um conteúdo adequado às preferências, características e comportamentos da sua audiência.

Além disso, muitas vezes você pode veicular anúncios de interesse geral – verdadeiros “caça cliques”. Contudo, mesmo nesses casos, é preciso filtrar suas campanhas para pessoas que estejam dispostas a interagir com sua marca, produto ou serviço.

Portanto no Taboola não se trata apenas da quantidade das visitas, mas da qualidade delas. Ou seja, você deve utilizar as ferramentas de segmentação para atingir um público que converta.

Anúncio

Uma vez definido o público alvo da sua campanha, é hora de montar os anúncios. Isto é, seu primeiro contato com o usuário e, consequentemente, sua chance de gerar cliques.

Para tanto, saiba que no Taboola ou em qualquer plataforma de publicidade nativa esse contato com usuário se resume na imagem e no título do anúncio. Sendo assim, veja quatro dicas para otimizar esses elementos.

Crie um tom de mistério

Não entregue todo o conteúdo no título. Faça uma promessa e entregue um benefício que estimule o usuário a clicar em seu anúncio.

Cite listas

Listas como “10 ferramentas de prospecção de clientes” funcionam bem pois costumam gerar interesse no assunto.

Utilize formadores de opinião

Se você conhece seu público, também saberá quem são os formadores de opiniões do seu nicho. Utilizar celebridades, profissionais renomados ou outros influenciadores em seus anúncios também costuma melhorar a sua performance.

Teste A/B

Ao elaborar qualquer ação de marketing, saiba que não existe fórmula de sucesso. Portanto faça testes para obter os melhores resultados diante do seu público.

Landing Page

Sua audiência finalmente clicou em seu anúncio, portanto você deve ser coerente com seu título e entregar o que o consumidor espera. Veja alguns truques que tornam qualquer landing page mais atraente ao usuário.

Layout limpo

Um design “clean” costuma reter muito mais o consumidor. Portanto elabore seu template sem muitas imagens e com cores harmoniosas.

Textos curtos

Evite grandes blocos de texto. Melhore a legibilidade, afinal seu artigo não se trata de um conteúdo buscado espontaneamente pelo leitor.

Conteúdo Topo de funil

Publicidade nativa pede por conteúdo topo de funil.

O público que encontra seu anúncio do Taboola está no site de algum Publisher consumindo artigos. Portanto dificilmente ele tem a intenção de realizar uma compra naquele momento.

Sendo assim, busque converter sua audiência em leads a fim de nutri-los e, enfim, fazer propostas de venda.

CTA

Independentemente se seu objetivo é capturar leads, ganhar seguidores nas redes sociais ou fazer com que o usuário permaneça em seu site, peça a ele. Ou seja, após estruturar todo o conteúdo do seu anúncio utilize CTAs para estimular o visitante à ação.

Contudo sempre considere inserir essas chamadas no final do conteúdo. Isso porque, tratando-se de uma publicidade nativa, você deve primeiro engajá-lo antes de pedir algo.

Conclusão: Sua empresa deve utilizar o Taboola?

Para muitos, ainda pode surgir a dúvida: utilizar o Taboola, Google Ads, Facebook Ads ou outra plataforma de Native Ads? Entretanto cabe a você responder essa pergunta. Cada público reage de maneira diferente em cada canal, portanto analise quais ferramentas proporcionam um retorno positivo ao seu negócio e as mantenha ativas.

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