Google AdSense: Como ganhar dinheiro com a ajuda do Google

Muitos profissionais buscam empreender na internet, porém não conseguem definir uma estratégia adequada para serem encontrados. Nesse cenário, os anúncios em formato “display” tornam-se essenciais para aumentar o alcance do empreendimento entre os consumidores online. Além disso, o meio digital se tornou um dos maiores veículos de publicidade disponível para as empresas.

Pensando nisso, neste artigo traremos uma das redes de publicidade mais importantes entre os profissionais de marketing digital – o Google Adsense.

O que é Google AdSense?

Você provavelmente já visitou sites que continham banners publicitários, certo? E, caso tenha notado esses anúncios, possivelmente também já percebeu que eles trazem marcas, produtos ou serviços que você já havia buscado anteriormente.

Para entender melhor essa dinâmica, saiba que os blogs/sites que exibem esses anúncios são coparticipantes do Google AdSense. Logo são denominados de AdSense Publishers – sites que vendem espaço publicitário para o Google.

Então o Google AdSense é um sistema que intermedia parcerias entre os anunciantes e proprietários de sites. Isso acontece já que o Google é responsável por exibir os anúncios nos sites (adsense publishers), e também receber a receita pela propaganda por meio do Google Ads (anunciantes).

Características importantes sobre o Google AdSense

  • Os anunciantes que desejarem veicular suas propagandas nos sites/blogs parceiros, deverão criar seus anúncios através do Google Ads;
  • Os algoritmos do Google AdSense funcionam em um sistema de ganhos por clique ou impressão (para os parceiros) e de custo por clique ou impressão (para os anunciantes);
  • Isto é, os criadores de conteúdo ganham por clique ou exibição, enquanto os anunciantes pagam em decorrência dessas interações;
  • Os anúncios costumam levar o usuário ao site do anunciante. Basta um clique para que o cliente em potencial seja direcionado;
  • A contagem de cliques exige visitas qualificadas. Ou seja, o usuário deve permanecer por um tempo no site para que o Google o considere como “clique qualificado”.

A possibilidades de ganhos no Google Adsense

Para criadores de conteúdo a porcentagem de ganho sobre o anúncio situa-se na faixa de 68% para o publisher e 32% para o Google.

Se o anunciante investe 1 real por clique, R$ 0,68 centavos serão contabilizados para o criador de conteúdo e R$ 0,32 centavos para a Google. Essa é uma vantagem interessante em relação aos programas de afiliados que podem gerar receita somente se for concretizada a venda.

Contudo o total de rendimentos pelos anúncios em seu site dependerá de algumas variáveis. Será necessário ter uma estratégia de monetização, pois os ganhos também podem variar por impressões. Calculados, então, através do RPM – Receita por Mil Impressões.

Métricas de pagamento do Google AdSense

Existem duas métricas de pagamento no Google Adsense:

  • Ganho por clique: o dono do site receberá por cada clique sobre o anúncio veiculado em seu site.
  • Ganho por mil impressões: o Publisher receberá uma porcentagem a cada mil visualizações da página. Ideal para sites com conteúdo de alto tráfego.

Como os anúncios são exibidos no Google AdSense?

Atualmente os anúncios veiculados pelo Google baseiam-se em algoritmos de inteligência artificial. Esses algoritmos permitem que os anúncios sejam personalizados de acordo com os interesses de cada usuário. É uma tecnologia de contextualização dos anúncios, oferecendo consonância entre o conteúdo do site e o anúncio.

Atualmente os nichos de anúncios são classificados de acordo com o próprio usuário. Suponhamos que uma pessoa esteja pesquisando preços de eletrodomésticos. Quando a pessoa abrir seu Facebook ou outro site qualquer, provavelmente verá anúncios sobre os produtos pesquisados anteriormente.

Isso acontece pelo uso de algoritmos de alta tecnologia que mencionamos acima. Eles tornam o Google uma ferramenta de propaganda inteligente que identifica os históricos de acesso do usuário e otimiza os anúncios, direcionando-os aos seus interesses específicos.

Através do Google Ads os anunciantes podem utilizar uma segmentação de remarketing, com base no histórico de navegação e informações de cookies armazenados nos devices dos visitantes.

Como se inscrever no Google AdSense?

Adiante oferecemos dicas de como se inscrever e começar a ganhar com o Google AdSense:

1.Acesse o site do Google Adsense e clique no botão “inscreva-se agora”;

2. Você será direcionado a uma página de cadastro. Nela você precisará incluir:

  • A URL do site: Aqui você irá precisar ter um domínio próprio, já que o Google Adsense não veicula anúncios em sites e blogs em subdominios, como “site.wordpress.com”
  • Endereço do Gmail que deseja vincular à conta

3. Feito isso, bastará você incluir o seu país de origem e aceitar os “Termos e condições” do Google Adsense;

4. Agora, para começar a veicular os anúncios, o Google analisará se o seu site é elegível ao programa. E, assim que aprovado, você estará participando do Google Adsense.

Dicas de elegibilidade para o Google AdSense

O Google dá preferência a sites de qualidade e relevantes ao usuário. Logo o conteúdo dele não pode ser duplicado ou plagiado, ele precisa ser rico em informações e com a inclusão de palavras-chaves adequadas. Além disso, o site deve estar organizado de forma que seja fácil que o usuário encontre o conteúdo que esteja buscando no Google.

Em um contexto geral, a experiência do usuário deve ser positiva. Bem como a qualidade do conteúdo, a navegabilidade também deve prevalecer.  O site deve ser organizado de forma a ser facilmente lido, com informações realistas e relevantes sobre o produto ou assunto com o qual o site esteja trabalhando.

Por fim, uma vez passado por essa inspeção de qualidade do Google, o seu site poderá passar a veicular anúncios. Para tanto, você deve separar um espaço publicitário.Veja na imagem abaixo alguns tamanhos e posicionamentos indicados pela própria plataforma.

Como funciona o pagamento do Google AdSense?

Após todo o processo de inscrição do seu site como parceiro do Google AdSense você precisará acumular, pelo menos, 10 dólares. Após esse montante você receberá um número PIN para inserir as informações bancárias. Contudo, após receber o PIN e inserir as informações bancárias, ainda será necessário que você acumule 100 dólares para fazer seu primeiro resgate.

Para quem reside no Brasil, o pagamento é realizado através de transferência eletrônica internacional. Ou seja, o pagamento será feito, em dólares, para a conta bancária escolhida. Esse processo pode levar alguns dias uteis para ser concretizado. Os envios de pagamento devem estar em nome do titular, portanto não podem ser recebidos em contas bancárias de terceiros.

Quando você chegar a um limite de ganhos que lhe torne elegível para o recebimento de pagamentos, você receberá um formulário para cadastrar a conta bancária. Para receber os pagamentos as seguintes informações serão obrigatórias:

  • Nome do titular da conta;
  • Número da conta bancária;
  • Código SWIFT (um código universal identificador do banco);
  • Endereço da sua agência bancária;
  • Número do banco e da agência;
  • Número de telefone de sua agência bancária, com os códigos de área de dois dígitos.

Como dissemos, os pagamentos do Google AdSense precisam chegar a 100 dólares para poderem ser enviados. Assim, a partir desse valor, o pagamento é enviado ao final do mês.

Então se você tiver uma boa quantidade de cliques, visualizações, seguidores e curtidas, será possível ter recebimentos mensais de valores ganhos com o Google AdSense.

YouTube ou blogs: quanto você pode ganhar com o Google AdSense?

Se você deseja ter uma boa renda com o Google AdSense, considere criar conteúdo tanto para blog como para o YouTube.

O sistema de monetização do YouTube é automático, o que torna a plataforma interessante em termos de monetização. Além disso, conteúdo em formato de vídeo costuma a reter e entreter mais a sua audiência.

E, bem como os vídeos, os textos também podem gerar receita. Blogs são monetizados a partir de banners e anúncios patrocinados. Então, se você possui um blog com uma quantidade de acessos relevantes, será possível ter um bom rendimento.

Em ambas as plataformas é possível ganhar dinheiro, e se você quer realmente levar esse negócio de criação de conteúdo a sério, pense em investir nos dois. O conteúdo textual para blogs ideal é no formato WordPress. Procure informações sobre otimização de textos para mecanismos de busca. Isso vale também para os conteúdos no YouTube.

Ganhos do AdSense para blogs

No AdSense os lances de custo por clique permitem que o site com anúncios receba até 68% do valor pago pelo anunciante. A porcentagem também será a mesma se o anunciante decide pelos lances de custo por mil. Será uma lógica de 68% do custo geral. Ou seja, a cada mil impressões, se o anunciante se compromete a pagar 10 dólares, o site receberá 6,80.

Ganhos do AdSense para YouTube

O algoritmo usado na monetização do YouTube é secreto, porém os ganhos podem variar de 0,60 a 5 dólares a cada mil visualizações. Youtubers de sucesso que chegam a ganhar de 800 mil a 8,4 milhões por ano com seus canais. Dependerá da qualidade, originalidade de seu conteúdo, além da quantidade de engajamentos e visualizações.

7 dicas para ganhar mais dinheiro com o Google AdSense

Suponhamos que você já seja parceiro do Google e deseja aumentar seus rendimentos com o Google AdSense. Então daremos 7 dicas de melhoria que ajudarão a aumentar seus rendimentos com os anúncios Google em seu site.

  • A dica principal é a qualidade do conteúdo, devendo ser bem redigido, ter uma estrutura lógica e de fácil entendimento;
  • Pesquise no Google Trends quais são os assuntos mais pesquisado no seu nicho atualmente;    
  • Trabalhe seus conteúdos com os temas que são tendências em seu mercado, combinando técnicas de SEO que ajudem os mecanismos de busca a encontrarem seu conteúdo;
  • Instale aplicativos de otimização como o Yoast para verificar se seu conteúdo está dentro dos padrões de SEO ideais;
  • Acompanhe o Google Analytics, verifique quais conteúdos têm mais acesso e analise as estatísticas;
  • Trabalhe sobre estatísticas concretas e defina metas baseadas nos resultados obtidos em períodos de tempo definidos.
  • Utilize Call to Actions pedindo para que o público acompanhe os seus novos conteúdos através de outros canais, como redes sociais ou e-mail.

Para finalizar, além de ter uma estratégia analítica sobre seus conteúdos e acessos, procure maneiras de deixar seus conteúdos cada vez mais interessantes. Utilize gatilhos mentais, como a reciprocidade, por exemplo, para ter mais leitores fiéis e até gerar mais cliques em seus anúncios.


Conclusão: vale a pena trabalhar com o Google AdSense?

O trabalho com o Google AdSense exigirá esforço e dedicação para buscar conteúdos interessantes e que geram tráfego, ao mesmo tempo. Você precisará compartilhar informações inéditas, que prendam a atenção do leitor e que tragam interesse para melhora da qualidade de vida do sua audiência.

Imagine ficar nas primeiras páginas do Google para palavras-chave de alto volume. A quantidade de acessos que você terá será enorme, o que consequentemente lhe fará lucrar bastante a longo prazo.

Você não deve esperar altos ganhos a curto prazo. O investimento em estratégias de ganhos com conteúdos e Google AdSense deve ser feito a longo prazo. Isso porque o seu site passa a ganhar reputação também com o tempo.

Se você precisa de dinheiro rápido, talvez seja possível verificar outras formas de viabilizar os ganhos.

Gostou de conhecer como funciona a rede de publicidade do Google Adsense? Acha que esse conteúdo também pode ser útil para outras pessoas? Então não deixe compartilhá-lo em suas redes sociais. E até o próximo post.

Plataforma Rotamáxima PS

Ofereça seus serviços e receba pela plataforma.
Contrate o profissional ideal para o seu projeto