Ferramentas de palavras-chave: Conheça as melhores e veja como utilizá-las

ferramentas de palavras-chave

Ferramentas de palavras-chave são responsáveis por auxiliar profissionais de SEO e produtores de conteúdo a manter volume e qualidade de tráfego em suas pesquisas. Então, se você pretende obter informações relevantes do seu usuário e mercado, não deixe de conhecê-las.

Quem nunca escutou “quem não é visto não é lembrado”? Essa é uma expressão muito comum e também muito válida quando o assunto é marketing digital. Isso porque, por mais que você tenha um ótimo conteúdo, não vai adiantar de nada se ele não for visitado.

Então, quem pretende criar um artigo ou uma página institucional que gere tráfego, primeiro é preciso entender o comportamento do usuário nos buscadores. Por isso as ferramentas de palavras-chave são tão importantes, elas dão sugestões e números que ajudam a ranquear sua página. Veja mais sobre como utilizá-las.

Para que servem as ferramentas de palavras-chave

Quando realizamos uma busca no Google, utilizamos termos que descrevem o que pretendemos encontrar. Por exemplo, “melhores ferramentas de palavras-chave”. Assim, após realizadas, os buscadores fornecerão os resultados condizentes com a palavra-chave buscada.

Para tanto, o mecanismo de pesquisa cruza informações de conteúdos relevantes que trabalhem as palavras-chave em questão. Mas como saber quais os termos buscados pelo usuário?

Agora entram as ferramentas de palavras-chave, pois elas fornecem dados, como volume e concorrência de cada termo de busca. Portanto estas ferramentas são de extrema importância para o seu negócio. Elas contribuem para que o seu site seja encontrado e, consequentemente, gere mais conversões.

Então, a fim de melhorar o desempenho do seu site, é preciso conhecer as intenções do seu cliente, para isso as ferramentas de palavras-chave estão no mercado. Algumas ferramentas são mais atrativas que outras, mas mesmo com as particularidades de cada uma, confira como utilizá-las de modo geral.

Como utilizar as ferramentas de palavras-chave

Colocar-se nos primeiros resultados de busca é fundamental para o sucesso do seu site. Afinal a maioria dos usuários perde a atenção a partir da segunda página dos buscadores. Consequentemente, quanto menor for a sua posição a taxa de cliques também tende a diminuir.

Dado este cenário, mostraremos alguns conceitos que, independentemente da ferramenta que se utilize, devem ser considerados no momento de escolher as palavras-chave.

Analise o volume

Muitas das ferramentas de palavras-chave fornecem diversas sugestões, portanto acabam entregando combinações de termos inesperados.

No entanto a primeira coisa a se fazer antes de escolher uma palavra, principalmente de cauda longa, é analisar o volume de cada uma. Isto é, não basta encontrar um termo específico, mas que os usuários não buscam, eles não vão trazer visitantes ao seu site.

Considere a dificuldade

O segundo fator que deve ser levado em é a dificuldade de palavras-chave. Termos mais buscados costumam ser mais concorridos.

Portanto, faça o balanceamento entre volume e dificuldade, e escolha as melhores oportunidades para se colocar na primeira página. Além disso, conhecer bem as intenções da sua persona ajudará a escolher termos específicos que, por sua vez, costumam ser mais fáceis de ranquear.

Faça a sua escolha de acordo com a intenção do usuário

Termos de busca específicos mostram bem a intenção da pesquisa, portanto não basta apenas escolher a melhor palavra-chave. Ou seja, se o conteúdo da sua página não condiz com a “promessa” da palavra-chave, o usuário pode até acessar o link. Mas, uma vez que ele não encontra o que gostaria, a taxa de rejeição do seu site vai aumentar.

Busque variar suas palavras-chave

Por fim, variar as palavras-chave de seus conteúdos é a última orientação para a utilização das ferramentas. Apesar de parecer óbvio, no decorrer do tempo surgem várias oportunidades de criar páginas e artigos com assuntos muito semelhantes aos já existentes. Nesses casos, ranquear o seu site para uma palavra-chave diferente, mas do mesmo campo semântico que a anterior, é a melhor prática para uma boa indexação nos buscadores.

Agora, após passadas as dicas para utilização, veja as melhores ferramentas de palavras-chave para começar a colocar os conhecimentos passados em prática.

As melhores ferramentas de palavras-chave

No mercado, existem diversas opções de ferramentas que merecem sua atenção. Portanto, a partir de agora listaremos algumas, pagas e gratuitas, com o objetivo de fornecer novas ideias em suas estratégias de palavras-chave.

Planejador de palavras do Google

O Keyword Planner é uma das mais utilizadas ferramentas de palavra-chave que se tem notícias. E, entre todos os benefícios promovidos por ela, analisar dados de pesquisa, fornecidos diretamente pelo Google, é o mais relevante.

Esta ferramenta, mesmo sendo criada para anunciantes, é ótima para quem deseja trabalhar com SEO. Nela, ao pesquisar por determinada palavra-chave, além visualizar termos relacionados, você também terá acesso ao volume de buscas mensal.

Logo, utilizar o planejador de palavras-chave do Google lhe dará informações precisas para que você comece a desenvolver a sua estratégia de conteúdo.

KeywordTool.io

O Keyword Tool não é a ferramenta mais conhecida no mercado, porém, oferece mais funcionalidades que o Keyword Planner. Em sua versão gratuita, por exemplo, é possível visualizar mais de 500 palavras-chave semelhantes.

Esta ferramenta ainda trabalha com outros buscadores (Youtube, Bing, Amazon, etc.) e fornece até sugestões em outros idiomas. No entanto, caso necessite de dados mais profundos, como volume, variação de tráfego ao longo do ano e competitividade, é preciso assinar o plano premium.

Ubersuggest

O Ubersuggest também é uma ferramenta de sugestões de palavras-chave. Mas a principal vantagem dela é poder verificar, dentro de uma plataforma intuitiva, dados como tráfego e concorrência de forma totalmente gratuita.

Logicamente, que essa não é a ferramenta mais completa comparada às que traremos mais adiante. Todavia, se você possui um orçamento limitado, o Ubersuggest pode ser a melhor opção para o seu negócio.

Soolve

Verificar as sugestões do autocomplete do Google pode gerar novas oportunidades, pois elas refletem os termos buscados pelos próprios usuários. Portanto, utilizar o Soolve pode facilitar mais ainda esse trabalho.

Esta ferramenta, baseada no autocomplete do Google e de outros buscadores, fornece novas palavras-chave de cauda longa. E o melhor dela é que as sugestões são oferecidas em tempo real, isto é, enquanto você escreve.

Search Combination Tool

O Search Combination Tool também oferece novas palavras-chave, mas funciona de uma maneira diferente. Isto é, o usuário digita as palavras-chave que deseja ranquear e a ferramenta faz combinações. Nesta ferramenta você pode encontrar termos que não aparecem em nenhuma outra, mas, nesses casos, sempre verifique se há volume de buscas.

Wordtracker Scout

Diferentemente das outras ferramentas, o Wordtracker Scout é um plugin do Google Chrome que analisa quais as palavras-chave são mais abordadas em cada página.

Portanto, ele permite a visualização de quais termos estão sendo utilizados no site dos seus concorrentes. A partir daí é possível criar conteúdo com o mesmo assunto e “emprestar” tráfego orgânico de outros players.

SEMRush

O SEMRush é uma das ferramentas de SEO mais utilizadas em todo o mercado digital, pois, além de buscar palavras-chave, ela também trabalha com outros dados importantes para o ranqueamento.

Apesar de possuir uma versão gratuita muito limitada, investir no SEMRush é garantia de bons relatórios. Portanto, se você pretende obter bons insights e ranquear para os melhores termos de busca, fique atento às funcionalidades dessa ferramenta:

·         Entrega de palavras-chave relacionadas;

·         Análise da concorrência;

·         Volume de busca;

·         Dificuldade de ranqueamento;

·         Páginas indexadas para cada palavra-chave.

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